André e Adelson, filhos de Seu Alípio, são dos dois jovens que fizeram seus estudos fora de Gurupá e voltaram para viver do manejo das florestas e dos rios de Gurupá. 

Eles fizeram questão de nos levar de casco para visitar as áreas em que eles fazem o manejo do açaí e estão implantando sistemas agroflorestais, que aprenderam nos cursos que fizeram ao longo dos últimos anos. [1]

André relata:

A gente fez alguns cursos, aprendeu algumas coisas, aí a gente vai fazendo aqui do nosso jeito, na área que o pai deixou para a gente tocar. A gente cuida do açaí, faz o manejo, para melhorar a produção. Tem que ter uma planta mãe, uma filha e uma neta. A gente cuida também do espaçamento: quando estão muito perto uma da outra, produz menos, então, a gente pões estes espaçadores. 

Mas a gente também plantou frutíferas, tem algumas coisas para comer, como jerimum e outras coisas, mas estamos também plantando espécies florestais, para recuperar a mata, são algumas espécies que foram retiradas no passado, que a gente quer reintroduzir.

Nota

[1] Eles não fazem parte da geração que acompanhou as atividades da FASE e do STR nos primórdios do projeto, mas, nos últimos anos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a prefeitura conseguiram organizar vários cursos, em particular com o apoio do SENAR.