É Arimatéia que nos expõe as iniciativas da comunidade em matéria de manejo florestal e as dificuldades verificadas em outras comunidades.

O Plano de Manejo Florestal foi feito pela RADEX, empresa de exploração de madeira. Ele ficou uns 4 ou 5 anos para ser executado. Tinha que fazer o inventário florestal, depois os piques e o emplacamento das árvores. Eles tiraram madeira de 2011 a 2013, depois a terra voltou para a Associação.

Aqui, a nossa mata está muito boa, a exploração foi muito bem feita, a comunidade acompanhou de perto. Veio, várias vezes, o IBAMA de helicóptero ou de carro para ver, porque tinha denúncia que estava devastando, mas estavam seguindo direitinho o que estava projetado. Ainda tem muita madeira que pode ser explorada.

Mas em outros locais, em que as comunidades vigiaram menos, eles estão devastando muito mais.

No resto, as atividades, não mudou muito. A caça diminuiu quando entraram as máquinas para cortar a madeira. Mas voltou logo ao normal depois. Tem paca, tatu, veado, cotia, queixada, caititu [cateto], onça. Tem também muito papagaio, que vão dormir lá do outro lado do Amazonas.

Nesta safra, o açaí só deu mesmo para o nosso consumo. Está projetado o manejo do açaizal. Se não fizer aumentar a população do açaizal, pode acabar. Começamos em uma área, mas ainda não concluímos.