o criador deste blog

Brasileiro, agrônomo de formação, morei na França por longos anos, onde trabalhei com organizações camponesas e ONGs (Confédération Paysanne, SOLIDER, SOLAGRAL). Ainda morava lá quando, em 1985, fiz minha primeira viagem pela Amazônia.

De regresso ao Brasil em 1987, coordenei uma ONG (PROTER), que atuava em comunidades de agricultores familiares, caiçaras ou quilombolas de várias regiões do Estado de São Paulo, com projetos voltados para o reforço da organização das comunidades, o desenvolvimento da agroecologia, a proteção dos ecossistemas pelas comunidades tradicionais, a reforma agrária e a luta pela posse da terra.

Fui consultor de vários organismos internacionais, entre outros, a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, do IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Banco Mundial. Fui também consultor do MDA, do IBAMA, do ICMBio e de vários governos estaduais. Em ambos os casos, trabalhei na elaboração e na avaliação de programas de desenvolvimento rural sustentável, na capacitação de técnicos e na implantação de unidades de conservação de uso sustentável.

Fui também, entre 2003 e 2006, consultor e diretor do Programa Nacional de Crédito Fundiário, entre 2003 e 2006, no primeiro mandato de Luis Inácio Lula da Silva.

Em 1996, fiz uma primeira visita ao município de Gurupá, a trabalho, para auxiliar a FASE e o STR a definir as melhores estratégias de desenvolvimento sustentável para as diferentes comunidades. Em 2019, voltei ao município para ver o resultado de três décadas de luta e trabalho dos ribeirinhos.

Danilo Prado Garcia Filho